- A j’ba-fofi, também conhecida como “aranha-congolesa-gigante“, é um animal de existência não comprovada que alegadamente habita regiões florestais da África. Sua lenda só ganhou popularidade recentemente; em grande parte, pela expedição organizada pelo explorador William Gibbons em novembro de 2000. Curiosamente, esta expedição tinha como fim encontrar outro animal não identificado.Nesta expedição, o chefe da tribo Baka, em Camarões, informou Gibbons sobre uma aranha gigantesca que havia construído seu ninho nas proximidades da aldeia, revelou ainda que que esta criatura já foi muito comum na região, mas o seu número tem diminuído nos últimos anos devido à destruição de seu habitat. Os exploradores descobriram no seu caminho vestígios estranhos, tais como grandes partes da floresta totalmente cobertas por teias, entretanto não avistaram nenhuma aranha gigante.
- Descrições da j’ba-fofi apontam o animal como tendo um corpo acastanhadosemelhante ao de uma tarântula e um diâmetro corporal que varia entre 1,2 e 1,8 metros em sua fase adulta. Versões juvenis são descritas com uma coloração amarela, que se torna marrom com o passar da idade.
- Apesar de William Gibbons só ter ganhado publicidade em anos recentes, alguns relatos de datas antigas citam animais similares. Um destes é o dado pelo casal Reginald e Margurite Loyd em 1938, que afirmaram terem avistado, no Congo,uma estranha criatura que pensaram inicialmente ser um felino ou macaco mais logo se certificaram que estavam diante de uma enorme aranha cruzando uma trilha na qual estavam percorrendo com carro. O tamanho alegado da criatura foi estimado em torno de 1 metro. A filha do casal, Maurgurite Loyd, viria a contar a história para William Gibbons em meados da década de 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário