sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Filmes doentios #9 / The Bunker of the Last Gunshots (curta-metragem) -1981


  • Sinopse:Um grupo militar de homens é trancado em um bunker em um futuro desconhecido. Todos esses soldados estão à espera de um eventual inimigo. Mas a descoberta de um determinado projeto causará várias catástrofes e fará com que esses homens se matem


  • Le Bunker de la Derniere Rafale , ou The Bunker of the Last Gunshots , é um francês curto a partir de 1981 da equipe de filmagem de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet. Esses nomes provavelmente parecem familiares, pois são a dupla de redação e direção de filmes como Delicatessen e The City of Lost Children (enquanto a produção cinematográfica de Caro foi bastante esparsa nas últimas duas décadas, a Jeunet passou por sucesso solo com Amelie e Alien : Ressurreição , entre outros - e eu preciso adicionar isso, juntamente com Caro e Jeunet escrevendo e dirigindo ... Últimos disparosGilles Adrien também recebeu um co-escritor de crédito). Este curto, com um tempo de execução de 26 minutos, é um dos primeiros filmes deles, e seu primeiro uso de ação ao vivo.
  • O estilo de The Bunker of the Last Gunshotsé fascinante e única, e serve como uma sugestão de coisas para o futuro trabalho dos diretores. Mas a história é difícil de decifrar. Contada sem diálogo, nos encontramos em um bunker muito pequeno com um punhado de soldados entediados tentando manter-se preparados para qualquer coisa que possa surgir. As brocas são executadas, os relatórios são digitados, o código morse é enviado para quem pode estar lá fora, mas isso não muda o fato de que esses soldados foram escondidos em quartos apertados para quem sabe quanto tempo com nada mais para fazer . Isso tudo muda quando um dos soldados, que ocupou um hobby de mexer com insetos, perde um besouro através de um respiradouro e acidentalmente desencadeia algo. De repente, há fumaça e alarmes estão a sair e perderam toda a comunicação com o mundo exterior, mas eles encontraram algum tipo de exibição que começa a contar até zero. O humor vai de aborrecido a frenético, pois os soldados tentam descobrir o que a tela está conectada, entrando em pânico ao longo do caminho. E então as coisas ficam violentas.
  • O Bunker of the Last Gunshots tem uma sensação de distúrbios muito paranóica, futurista e de ficção científica, que provoca comparações com o trabalho de Terry Gilliam e até os filmes Mad Max de George Miller (especialmente Fury Road, como esses soldados são todos caras brancas caras que se transformam em mania quando as coisas ficam tensas, para não mencionar o banco de membros artificiais dentro do bunker). O filme flui de um matiz verde para um azul e de um lado para outro novamente. Há pistas da fusão do homem e da máquina, e vemos a visão única dos cineastas que atravessam uma cena em que um soldado é feito bode expiatório por todos os problemas e é trazido para a baía médica. Aqui, ele está ligado a máquinas e cabos e fios e é essencialmente lobotomizado. Este é um aspecto que reaparecerá alguns anos depois, quando é melhorado e expandido em The City of Lost Children.
  • Há muitas questões sem resposta depois que este curta-metragem termina. Em um ponto, alguns soldados saem em um tanque para um posto avançado separado, e o terreno parece lunar - onde está este conjunto, Terra ou em outro lugar? Esse posto avançado pertence a um amigo ou inimigo? A resposta pode explicar alguma coisa, por um lado, nos informando se existe um inimigo real, identificável ou, por outro lado, mostrando-nos o quão desesperados os rapazes se tornaram. O final fornece um final definitivo, se não triste e cínico, para a história curta, enquanto também deixa nossas mentes se aproximarem do terreno "o que pode acontecer depois". É difícil distinguir o punhado de personagens, uma vez que eles têm um visual uniforme. Isso pode ser visto como um negativo, mas é muito provável que isso tenha sido feito com um propósito em mente pelos cineastas.
  • O Bunker of the Last Gunshots é um intrigante e confuso pouco antes de um par de cineastas que, na época, estavam apenas se aproximando do limiar da grandeza. Em exibição estão algumas das técnicas e designs criativos e peculiaridades que se tornariam marcas comerciais de um filme Jeunet (e às vezes Caro). Este é um pouco mais experimental do que os seus sucessos posteriores, que podem assustar o público mais popular da pipoca. Para os fãs dos cineastas, ou de filmes franceses ou filmes de arte em geral, isso é imperdível. Isso faria uma ótima característica dobro com as vezes diferentes (e anteriormente mencionadas várias vezes) A Cidade das Crianças Perdidas.







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